60 filmes de terror – Parte 1

60 filmes de terror – Parte 1

Terror é meu gênero favorito de filmes e após um tempo sem ver nada do tipo eu comecei a ver alguns filmes.

Isso reacendeu meu fascínio pelo terror e eu vi 60 filmes em dois meses!

Pensando nisso e em ter algo pra enrolar meu dia de trabalho eu vou fazer alguns posts nesse site que nem tem mais post falando sobre os filmes de terror que eu vi ou revi recentemente

Algumas regrinhas pra isso:

Não é um top melhores filmes, só to postando o que eu to vendo mesmo por que queria escrever sobre

Eu vi algumas franquias inteiras, e como filme de terror geralmente tem umas duzentas sequências eu vou falar de franquias como se fossem um filme só e falar sobre a franquia como um todo, assim eu falo de mais filmes e não fica maçante.

Vou separar 10 filmes por post por que não tenho tanto tempo livre assim.

Tendo dito tudo isso vamos aos filmes!

Franquia Jogos Mortais (Saw) 2005-2023

Eu comecei essa maratona de filmes de terror vendo todos 10 filmes da franquia Jogos Mortais!

A franquia que popularizou o sub-gênero do “torture porn” onde o sofrimento das pessoas importa mais do que a morte ou sustos.

Jogos Mortais era uma ideia bem interessante no começo e foi ficando mais absurdo a cada filme, com armadilhas cada vez mais elaboradas e impossíveis de serem montadas por um ser humano normal e uma trama cheia de reviravoltas fazendo a franquia ser praticamente um grande novelão de terror.

O que não é um ponto negativo pra mim, eu adoro as mortes criativas cheias de gore e a trama absurda é divertida se você não levar a sério, o grande problema mesmo é que o antagonista principal, Jigsaw, já começa a saga morrendo de câncer e morre no terceiro filme, dai até o sétimo filme a trama é toda baseada em planos que o velho tinha feito antes de morrer, até hoje a franquia não conseguiu ir além do Jigsaw.

O ponto fraco da franquia mesmo é o Spiral: Legado de Jogos Mortais, filme com o Chis Rock que não ficou muito legal, o filme para pro Chris Rock fazer as piadinhas dele ( que o próprio disse com todo orgulho que ele mesmo escreveu todas as piadas do filme), o que deixa a dinâmica esquisita e uma trama que não empolga muito. Esse filme acabou sendo tão mal recebido que o décimo filme é um prequel que volta pro Jigsaw como antagonista principal pra retomar um pouco da magia do começo

Mas pelo menos o Jogos Mortais 10 é um filme bem legal e até que bota a franquia numa direção legal pro futuro.

Franquia Premonição (Final Destination) 2000-2011

Uma franquia de filmes bem galhofa que eu tenho bastante carinho, já vi todos os filmes várias vezes, adoro as mortes criativas e gosto muito do conceito do filme.

Todos os cinco filmes giram em torno da mesma trama, uma pessoa tem uma premonição de um grande acidente, entra em pânico, algumas pessoas que deveriam morrer neste acidente escapam e a morte que é uma grande entidade consciente começa a caçar os sobreviventes na ordem em que deveriam morrer nesse acidente cabendo ao doido que teve a premonição tentar impedir a morte destas pessoas e a própria morte.

Os 5 filmes variam bastante em qualidade, com o 4 sendo o pior de todos, mas todos valem a pena só pelas mortes criativas com itens e rotinas comuns do dia-a-dia causando mortes sangrentas e absurdas. Na época em que os filmes estavam em alta até geraram um medo na população em geral com algumas mortes, como a da cabine de bronzeamento do 3 e da cirurgia ocular do 5 levando a comunicados sendo emitidos por empresas e pelo conselho de oftalmologia dos EUA explicando que os equipamentos não funcionam assim na vida real.

Depois de mais de 10 anos do ultimo filme um Premonição 6 parece finalmente estar em desenvolvimento e eu estou braços abertos para a volta de um dos meus terror galhofa preferidos.

Enigma de Outro Mundo (The Thing) 1982

O grande clássico de John Carpenter, parte da sua “Trilogia do Apocalipse” e um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Um remake de um filme de 1951 que pega o conceito da época de um invasor alienígena e traz pros tempos modernos com maestria e efeitos visuais que até hoje poucos filmes fizeram tão bem.

Uma estação de pesquisa na Antártica acolhe um cachorro que estava sendo perseguido por um helicóptero que cai na neve, com o tempo descobrem que este cachorro estava hospedando um parasita alienígena e este vai infectando os membros da estação causando mutações horríveis neles.

O filme tem excelentes personagens, um clima crescente de paranoia com a incerteza de quem esta infectado ou não o que faz os membros da estação agirem de maneira errática e caótica, fazendo o terror do filme não ser só o parasita mas também  como os membros da estação sucumbem a constante pressão de ter uma ameaça que não conhecem espreitando o tempo todo e de não saber quem pode estar infectado.

As mutações corporais são um show a parte sendo bem nojentas, criativas e ocorrendo em momentos em que não se espera, são tão diferentes pra sua época que deram um novo significado pro que é gore num filme de terror e é o melhor exemplo do por que efeitos práticos sempre ficam melhores que CG.

A tensão e o desespero são uma crescente com a incerteza do que é o parasita, como se comporta e como matá-lo até o climax final em que só a sobrevivência importa e culmina em uma série de tentativas desesperadas de matar o parasita.

Enigma de Outro Mundo é um clássico absoluto que deve ser visto por qualquer fã do gênero.

Alta Tensão (Haute Tension) 2003

Um filme francês parte do movimento chamado “novo extremo francês” com filmes de terror pesados e chocantes que fizeram bastante sucesso no começo dos anos 2000.

Alta Tensão conta a história Alexia e Marie, duas jovens que vão pra casa dos pais de Alexia no cu da França pra poder estudar em paz para as ultimas provas da faculdade, chegando lá um velho num caminhão invade a casa, mata os pais e irmão de Alexia e sequestra a mesma no seu caminhão. Nisso Marie vai em busca do velho filho-da-puta para tentar resgatar sua amiga.

A premissa é básica, mas o filme é tão violento e a história vai evoluindo pra um plot twist tão absurdo que até hoje é discutido se é bom ou não.

Usando o recurso narrativo do “narrador não confiável” Alta Tensão é um filme que divide muitas opiniões mas que vale a pena só pelo o quão diferente é dos filmes do grande circuito.

Contágio Letal 1 e 2 (Contracted e Contracted Phase II) 2013 e 2015

Uma duologia(até o momento) que aborda um conceito diferente na batida fórmula de zumbi.

Samantha é uma jovem chateada com uma briga com sua namorada vai a uma festa com seus amigos, bebe demais e acaba transando com um homem que na cena de abertura do filme aparece transando com um cadáver, depois disso ela pega algo que pode ser definido como uma “zumbificação sexualmente transmissível” e seu corpo começa a apodrecer como se fosse um zumbi mas com a consciência humana.

Os efeitos de “body horror” são muito bons e bem nojentos, até saem vermes do corpo do Samantha e é tudo bem feito, o filme tem seus problemas com os personagens que são todos meio burros e irritantes, principalmente Samantha que insiste em seguir sua vida normal mesmo com suas unhas caindo, olhos apodrecendo e vermes saindo de suas partes intimas.

O primeiro filme acaba indo diretamente pra parte dois onde as coisas escalam bastante e a zumbificação começa a virar uma pandemia de fato, mas as altas loucuras da trama que elevam pra uma conspiração de fanáticos religiosos deixa tudo ainda mais absurdo do que o primeiro filme. O segundo filme ainda deixa um gancho pra um possível terceiro filme, mas depois de tanto tempo do segundo é difícil saber se vai sair algum dia.

Mas é um filme que vale a pena pelos bons efeitos práticos de “body horror” que são bem nojentos.

Halley (Halley) 2012

Um filme mexicano de 2012 com um conceito bem parecido com o de Contágio Letal, Alberto esta morto porém ainda consciente e seu corpo esta apodrecendo com o passar dos dias e ele tenta se isolar do mundo enquanto seu corpo se desfaz.

Infelizmente o conceito do filme é melhor do que sua execução, tentam deixar o filme mais inteligente do que a equipe tinha a capacidade de fazer e acaba sendo um filme parado pra cacete em que quase nada acontece, tudo tem aquele clima de filme super reflexivo mas no fundo só é parado mesmo, as cenas de gore do corpo de Alberto apodrecendo são poucas e não são nada demais.

Eu sinceramente prefiro um filme galhofa que tenta ser divertido do que um filme que tenta ser todo metafórico e reflexivo mas acaba sendo chato pra caralho.

Grave (Raw) 2016

Mais um filme francês de “body horror”!

Justine é uma jovem vegetariana que nunca comeu carne na vida devido a mãe que nunca deixou que ela comesse carne alguma, durante um trote na faculdade de veterinária ela é forçada a comer um pedaço de carne e isso desencadeia uma vontade incontrolável de comer carne, após um acidente doméstico em que a irma perde o dedo e ela acaba comendo o dedo da irmã, transformando o desejo dela em vontade de carne humana.

Apesar de não ter um gore tão pesado é muito interessante ver a transformação de Justine até o ponto da vontade de comer carne humana ser irresistível e todo o paralelo que o filme faz com o crescimento de uma menina inocente entrando em contato com o mundo real pela primeira vez.

Tem um plot twist maneiro no final também.

A Mosca (The Fly) 1986

Mais um filme de “Body-Horror”! Mas dessa vez é O filme desse sub-gênero.

A mosca é um remake de um filme de 1958 e um dos raros casos em que um remake fica muito melhor que o original. É a obra-prima de David Cronenberg que viria a se tornar o grande mestre do “body horror”.

O cientista Seth Brundle desenvolve um aparelho de teletransporte e durante um dos testes da máquina uma mosca entra na cabine e funde o seu DNA com o da mosca, no inicio o tornando mais forte e saudável mas com o tempo transformando seu corpo em uma terrível mutação.

A Mosca é uma obra-prima, um filme que conta muita história mesmo se passando quase todo dentro de um laboratório, equilibrando com maestria todo o gore e nojeira da transformação de Seth e a humanidade do sofrimento dele durante o processo.

Brightburn: O Filho das Trevas (Brightburn) 2019

Brightburn é um filme que fez até algum barulho quando foi anunciado por que o conceito de um “Superman do mal” é algo que sempre chamou a atenção de muita gente, infelizmente quando o filme saiu mesmo foi meio ignorado, tendo uma bilheteria modesta

A trama inicial é bem Superman mesmo, uma nave cai em uma fazenda no Kansas, um casal de fazendeiros que não conseguia ter filhos encontra um bebê dentro da nave e resolvem criar o alien como se fosse seu filho e o batizam de Brandon.

O menino que sempre foi meio esquisito e sem sentimentos começa a ficar mais agressivo após a nave em que veio a Terra, que esta escondida no celeiro dos pais, começa a emitir sinais chamando o rapaz. Dai pra frente as coisas escalam até o garoto virar o assassino de filme de terror mas com super-poderes.

O filme não é ruim, mas as séries restrições orçamentárias acabam fazendo o garoto não usar tanto os poderes durante o filme e a duração não deixa o conceito ser tão bem explorado como poderia ser.

O final deixa até um gancho legal pra continuação que provavelmente nunca vai sair.

A Morte do Demônio: A Ascensão (Evil Dead Rise) 2023

O segundo reboot da franquia Evil Dead após o primeiro reboot não ter dado tão certo. Felizmente esse aqui até ficou muito bom

Beth visita sua irmã Ella que mora em um apartamento todo fudido com os três filhos, após um terremoto que fode ainda mais o prédio e abre uma passagem na garagem, um dos garotos encontra nessa passagem o famoso livro Necronomicon e alguns discos, como toda criança em filme de terror é burra o garoto acaba tocando os discos ao contrário que recitam as passagens do livro e traz o capeta e os deadites de volta

A mudança de ambiente da cabana no cu do mundo pra um ambiente mais urbano faz bem a trama e deixa um clima mais tenso pra família fugir dos deadites.

O filme tem uma tonelada de gore e sangue excepcionalmente bem feitos fazendo jus a franquia Evil Dead e realmente trazendo a franquia pros novos tempos de maneira competente, espero que continuem a história.

 

É isso! Em breve eu trago mais 10 filmes aqui, ou não

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário